sábado, fevereiro 28

É complicado.

É complicado entender as razões ou melhor, as serventias, do sofrimento humano.
Porque tem muitos casos, e nos casos mais difíceis que curiosamente são também os mais comuns, nos quais a pessoa tem que entender e aprender a simplesmente, não se importar.
E seilá, é tão difícil.
Não é fácil entender que não, não existe todo mundo. Cada um tem seus problemas e você também terá os seus. Alguns têm problemas consigo mesmos dos quais tem total controle e basta a simples força de vontade pra resolver esses problemas. Pra essas pessoas falta ainda muito o que aprender.
Porque cuidar da própria vida era pra ser um prazer, e não um dever. Era pra ser natural, então vai ser difícil até que se torne natural.
Mas agora entender que mesmo você cuidando para que sua vida não seja só boa pra você mas também para os outros; saber que você faz sim tudo certo e porque você QUER fazer tudo certo, então você tenta e consegue, saber de tudo isso, e ainda assim aceitar que você não tem apoio de ninguém porque são raríssimas as pessoas que compreendem esse grande sentido de vida, e que até que eles entendam, vão sim te fazer sofrer.
E entender que não é ruim se sentir mal. Pelo contrário, é fundamentalmente necessário para evoluções pessoais. É muito importante que todo mundo aprenda a não esperar essa reciprocidade de ninguém mesmo, nem da própria família. Porque defeitos, TODOS TÊM. Vontade suficiente de melhorar para que consigam expressar aquilo que eles sabem que é certo através de ações, nem todos têm. E isso não é crueldade, é uma grande pena. E é complicado querer que as pessoas progridam e que sejam melhores, e ver que elas não conseguem.
Acho que em mim esse sentimento é ainda maior do que a decepção de não ser compreendida. Porque já são tantas incompreensões até agora, e eu venci todas, então não é isso. É que pelo menos a minha família, nossa eu quero tanto que eles sejam grandes, bons, melhores, eu vejo tanto todos eles como pessoas em busca de uma evolução maior, eu me inspiro tanto neles, que talvez seja demais.
Talvez eu precise entender que eles são humanos, e portanto com todas as características horríveis que habitam em todo ser humano, e que eles também podem ter os mesmos problemas para matar esse lado ruim de si mesmos quanto a maioria do mundo ainda tem, e é por isso que nada muda da noite pro dia.
Porque a gente não pode se conformar com os defeitos do outro. Se a gente tem essa capacidade, essa sorte, a gente tem essa responsabilidade de esquecer a própria vontade egoísta de ser compreendida, e por em primeiro lugar a necessidade de que todos também atinjam a nossa lucidez. E ir atrás disso, e se esforçar, lutar pra deixar pra trás necessidades, de qualquer tipo. Porque elas são a razão da gente pensar que sofre. Mas a gente nunca sofre, se não quiser.
Só que aprender é necessário. E um pouquinho de dor pode sim fazer muito bem:)
FAZ PRA MIM!
EBA!

Nenhum comentário: