domingo, março 15

Sorte de hoje:

Aquele que pergunta é tolo por cinco minutos, mas aquele que não pergunta permanece tolo para sempre.
Porque a gente tem tanto medo de ouvir um 'não'?
Da onde será que vem o imenso poder que essa palavrinha tão pequena, mas que soa tão imensamente atemorizante, ainda mais quando soletrada (ene-á-ó-TIO); tem sobre a gente. Porque ela é tão capaz de fazer a gente desistir, se desacreditar, se sentir pequeno, e pensar que final e tão infelizmente um ser humano em toda sua plenitude (de espírito, e não física nem material) poderia teoricamente ser menor do que essas três letras e um sinal gráfico?
Quem sou eu pra responder essa pergunta,
Mas eu tenho uma opinião sobre ela sim, e é que conforta se sentir menor que a palavra. Lógico, assim a gente põe a culpa nela, em quem a proferiu, em quem falou alguma coisa que talvez você interpretou como se fosse a palavra. Porque aí não precisa nem ter o esforço de ir perguntar: foi mesmo essa palavra que você quis dizer?
Isso requer esforço, coragem, e noção de que escolher a tentativa só depende de você, mas que ganhar ou perder não está só nas suas mãos. E a verdade (minha,pelo menos) é que a realidade dói mais pra quem se rende a ela. Então ica por aí mesmo. Me dá um aumento? Não. Vamos sair? Não. Quer sorvete? Não. Posso te ajudar? Não. Fala comigo? Não. Fica comigo? Não. Casa comigo? Não. Vamos isso aquilo e aquilo outro? Não.
E aí o medo e a palavra e tudo, MENOS NÓS MESMOS, existe exclusivamente pra nos roubar a coragem. Francamente isso pra mim não passa de medo de viver.
E por isso que eu comecei a duvidar bem mais dos 'não's da minha vida do que dos 'sim's, porque são os sims que eu quero. Então é deles que eu vou atrás. E acho que pelo menos pra mim, faz muito bem tornar os nãos menores, porque é pra isso que eles existem. Pra nos fazer vencê-los.
Bom, pelo menos eu acho.

Um comentário:

Anônimo disse...

você é linda e me surpreende cada vez mais como alguns questionamentos incansáveis e relutantes se tornam límpidos e rasos só de ler alguma coisa como isso,eu pensava muito nos nãos..desta forma.