segunda-feira, março 16

Adriana Calcanhotto .

INVERNO
No dia em que fui mais feliz, eu vi um avião se espelhar no seu olhar.. até sumir.
De lá pra cá não sei.. Caminho ao longo do canal, faço longas cartas pra ninguém. E o inverno no Leblon é quase glacial.

Há algo que jamais se esclareceu: Onde foi exatamente que larguei, naquele dia mesmo, o leão que sempre cavalguei?

Lá mesmo esqueci que o destino sempre me quis só. No deserto sem saudade, sem remorso, só, sem amarras, barco embriagado ao mar. Não sei o que em mim só quer me lembrar: que um dia o céu reuniu-se à terra um instante por nós dois, pouco antes de o ocidente se assombrar.

Nossa. Como é verdade que nada do que foi será do jeito de novo que já foi um dia,
porque eu tenho essa música faz uns cinco milênios, mas eu nunca ouvi tudo que eu a ouvi cantando pra mim hoje. E lá vai: avisando creio que essa vá ser longa E desde o começo até o fim.
O avião.
Ah pra mim é tipo assim, quando final e triste ou felizmente (mas pra ela e pra mim, muito felizmente); você vê que por mais que a pessoa pareça querer crescer com você, em algum momento o avião some e você tem que continuar por si mesmo. E deixar o outro, não por desgosto, desrespeito e nem por ódio, mas por amor. A você e a ele(a) em medidas diretamente proporcionais (porque coisas exatamente iguais pra mim não passam de invenções mentirosas).

Cartas
Ah, como eu vi hoje a beleza de uma carta. Tudo aquilo que há poucos dias já tava vindo na minha cabeça em conversinhas aqui e ali.. É maravilhoso sentar e escrever pra alguém. Muito mais bonito e valioso do que sentar e escrever pra você mesmo. Preciso e VOU fazer mais isso. Que quem eu quero que saiba o quanto eu acho isso bonito e nobre leia isso daqui, por favor.

Glacial
Sei lá pra mim não tem como ter nada a ver com frio, e sim com o quase que tem antes de uma palavra que significa um extremo. Eles simplesmente não existem. Talvez pareça meio absurdo isso que u to pensando e seja mais confortável dizer ah, foi corna deixa ela brisar na letra. Mas é que eu não consigo mais pensar que palavras sejam apenas isso, pequenas, apenas, ao vento.
Pra mim é mais que tudo, é mais que nada, mas sempre é mais.

Exatamente
E a mesma coisa que eu vejo que se repetiu pela quase totalidade da minha por enquanto brevíssima existência física, que sempre que eu procurei uma resposta exata, uma certeza exata, uma ciência, pessoa, lugar ou experiência que me trouxesse EXATAMENTE aquilo que eu queria e estava procurando e tinha na cabeça no momento; deu errado. E não me entristeço mais quando vejo as pessoas cometendo essa besteirinha, mas eu torço aqui na minha pra que elas queiram vir perguntar minha opinião; porque nossa. Querer 100% de alguma coisa é demasiadamente utópico. Tanto que machuca, e pra mim é esse o limite.

Destino
Pra mim essa é mais uma das várias palavras que alguns ou um ou sei lá que homem inventou pra se contentar em parar de tentar. O destino quer assim, o destino sempre me quis só. TAMBÉM ESQUECI DESSE DESTINO, e acho maravilhosa a sensação de ter noção da sua verdadeira liberdade, que não é medida pelas leis dos homens (ou pelo menos acho que não deveria ser) e nem pelas leis de Deus porque pra mim Deus não tem leis, e sim conselhos, e com esses conselhos conclui (por enquanto) que a liberdade tem que ter a mesma medida do espírito, a mesma idade que a idade do céu. - logo ponho essa música linda também.

Sem saudade,
sem remorso,
SÓ,
sem amarras.
barco embriagado AO MAR.
Delícia! Delícia total de viver. Tudo que eu quero e nossa, que maravilha. Sem saudade, sem remorso, só, sem amarras. Ou seja, tudo aquilo de que com muita luta e somando também muitas lágrimas hahaha eu to conseguindo, livre de tudo aquilo que prende as pessoas as outras e as pessoas ao mundo e as pessoas a tudo que existe pra sujar a alma, decepção, expectativas, frustrações, inveja, não não não parei com isso.
Porque um barco no deserto, solto, embriagado só(mente) e totalmente naquele balanço gostoso que o carrega pra onde for, e não necessariamente pra onde ele quer ir. pra mim o nome desse balanço é vida. E isso tá tão ligado com largar o leão, porque a gente já nasce cavalgando um leão, seja qual for o nome que a gente dá pra ele ou onde a gente busca o Leão nas nossas vidas. O leão a coragem a proteção a majestade que a maioria da(s) gente(s) vive duvidando que esteja dentro de si mesmo, então fica procurando e cavalgando um leão que não depende e não nasceu colado então que não É VOCÊ. mas estar em um leão dá uma sensação de alegria, que te faz pensar que se é feliz.
Qualquer que seja esse leão, é ilusório. E enquanto a gente não o larga sem se importar com onde aconteceu isso, ele acaba entrando no caminho das amarras do barco, que ficam presas, por mais que a gente tente soltá-las parecem que elas não querem. mas pra mim já chega de culpar as amarras, então eu desejo voltar pro problema anterior, básico, que a gente cavalga, e largar o leão.
Porque daí o destino, a solidão, as amarras, as saudades, os remorsos, tudo que impede que o barco curta o simples -e ao mesmo tempo tão grande e cheio de mistérios-, MAR. É automaticamente um ato que vem como consequência da procura, essa sutil multidão de fatos. E o importante é que ele nos leve a algum lugar adiante.

o céu reuniu-se à terra um instante por nós dois
Mas como o ser humano cresce em tamanho e pensa que cresceu necessariamente em idade e começa a crescer em prepotência! Até quando ele quer. Então assim quantas pessoas não costumam pensar que se o céu reuniu-se a terra, foi por nós dois. Que algo grandioso que possa ter acontecido é culpa ou aconteceu pra você, por sua causa, pra vocês. Que horror!
E eu também achava isso até tipo "ontem".. Os porquês não vão se esclarecer e eu nem quero isso. Mas a questão é, isso sempre acontece um POUCO antes do ocidente se assombrar. Pra mim o ocidente é o lado em que o coração fica quando você se olha de dentro.
a minha vida sempre foi instantâneo, em todas as vezes que eu enfiava na minha cabeça que alguma coisa acontecia porque eu merecia ou por minha causa, meu coração se assombrava pelos mais diversos motivos.
E a solução é tão mais simples do que parece, se abrir pra que o mundo possa ter outros motivos pra girar e que esses motivos possam te trazer algo bom pela sua procura, e não porque simplesmente eles existem. pra mim, se fosse assim, seria pouco. pouquíssimo, devo dizer.

AAAAAAAAAAAA SOLTEMOS AS AMARRAS!

Nenhum comentário: