terça-feira, março 3

O método DeRose não é pra mim.

Se o rádio não toca, é muito simples. É só girar o botão (Rita Lee e Raul Seixas)

Então estou girando o meu botão..
Sabe, não acho que a filosofia do SwáSthya Yôga tenha defeito nenhum, mas eu acho que o Método tem defeitos sim e tem muitos, e que isso não desmerece todas as qualidades do método, mas impede incontestavelmente que ele se aperfeiçoe, e aperfeiçoamento é um movimento tão necessário quanto o próprio ato de viver. Não cessa nunca, e não pode cessar. Porque se não a vida acaba, e a gente se limita a continuar existindo. Pra que existiríamos se fôssemos perfeitos? E essa é a questão que o método nos condena se perguntarmos,
então pra mim a partir do momento em que alguma pergunta que eu faço é respondida com "porque sim", ou "porque é assim que as coisas são", ou "não tem como te explicar isso", eu estou me vendo dentro de uma doutrina, dentro de uma verdade absoluta. E isso vai diretamente contra o conceito e o objetivo da filosofia, que é o de buscar respostas pras perguntas.
Então eu acho que a falta de vontade de fazer uma interpretação mais profunda e mais abrangente e mais livre de preconceitos a respeito da grande descoberta feita simbolicamente por Shiva há mais de cinco mil anos permitiu que essa filosofia parasse de se aperfeiçoar. Porque as pessoas se julgam impotentes de tentarem superar alguém que já tem reconhecimento mundial. Porque essa demonstração, essa busca pela onstensividade das próprias vitórias, acaba com a essência filosófica dentro de qualquer um, porque impede o outro de se sentir igualmente merecedor.
E não seria esse o objetivo de toda filosofia? Fazer com que cada discípulo vá além da visão do próprio mestre, e que eles discutam, e que assim a filosofia cresça cada vez mais, porque é construída com base no conhecimento e nas percepções gerais, e não individuias? Porque vai de todos para cada um, e não de um ou dois para todos os outros? Pra mim a maior prova do absurdo desse método é o grande contraste com a opção feita for Jesus, QUE PRA MIM NÃO É FILHO DE DEUS NADA. Mas foi alguém que indiscutivelmente não temeu a injustiça que não merecia, aceitando-a de bom grado, e dando assim a chance de que os injustos se redimissem por opção, e não por obrigação. Foi alguém que tinha a noção e dava a devida importância à realidade de que tudo que ele sabia não era mérito dele e portanto não he pertencia, pertencia sim à Humanidade. Portanto deveria ser dada gratuitamente a essa Humanidade, e não vendida sob qualquer pretexto egoísta.
Então eu não posso negar a mim mesma isso tudo que eu já vi, e não sou mas capaz de usar um broche, uma medalha, um símbolo que deixou de representar uma filosofia e passou a representar um único ser humano, que involuntariamente causa nos outros a impressão de impotência, porque não faz perguntas, apenas dá respostas. Dessa maneira ele acaba estacionando muitos discípulos que poderiam crescer inexplicavelmente se ele os desse a noção de que eles são mais ou tanto capazes quanto eles, se lhes desse a noção e a liberdade que é o que guia a vontade humana, e a consequente evolução. Mas esse grande homem se limita a dizer que o SwáSthya termina onde ele termina de enxergar, e então eu não posso viver na minha vida a mentira que ele quer contar para si mesmo, e que os outros aceitam como sendo deles.

EU VOU DESCOBRIR A MINHA PROPRIA VONTADE PORQUE EU TENHO CAPACIDADE PRA ISSO E NINGUEM TEM O DIREITO DE TENTAR ME DETER, mas se tentar, eu não vou tratar com menos amor. Eu só vou tentar abrir os olhos dessa pessoa para a prisão que ela cria pra si mesma, sem culpar nem a mim nem a ela pela sua vontade de não se aperfeiçoar.Tipo quer me ouvir, falarei. Não quer, fico quieta mas ainda espero! :) enquanto isso eu sigo a minha vida alegre e feliz.

Sorte de hoje:

Faça feliz quem está perto de você e os que estão longe se achegarão.

Isso é a mais pura verdade, mas só que calma aí Orkutiinho lindo; a gente tem que argumentaaar pro povo entender a voz de deus hahhaaha, vamo lá achei um texto sobre isso na minha agenda atitude 09. (RECOMENDAVELZISSIMA)

Por que as pessoas gritam?
Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.
- Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?, questionou novamente o pensador.
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça.
E o mestre volta a perguntar:
- Então não é possível falar-lhe em voz baixa?
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:
- Vocês sabem por que se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações podem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas astiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
Por outro lado, o que acontece quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:
- Quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.
(Extraído de uma palestra do pensador indiano Meher Baba)

Entendeu?

Ir atrás.

Não acredito no poder da constância.
Alguém constante demais, se torna mentiroso, e as vezes nem é por opção.
Quando você faz sempre a mesma coisa, isso em algum momento se torna insuficiente, porque se vc sente que é sempre a mesma coisa, é porque essa coisa não está mudando.
MAS VOCÊ ESTÁ.
A vida te axige mudanças a cada segundo que passa, daí que vem a frase 'nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa,tudo sempre passará.. A vida vem em ondas como o mar num indo e vindo infinito. Não adianta fingir, nem mentir pra si mesmo agora. HÁ TANTA VIDA LÁ FORA. Aqui sentro, sempre.."
nada é pra sempre. porque mesmo as coisas eternas, necessitam de tranformações profundas e diárias, que por mais que você não deva tentar provar pra ninguém com suas atitudes, a medida em que você se permite sentir essas transformações elas vão naturalmente externando o seu corpo físico, vão vencnedo essa limitação e aí uma pessoa começa a contagiar o mundo ao seu redor.
Quando ela deixa isso acontecer.
Então, porque aceitar e conviver pacificamente com uma verdade que alguém ou as experiências alheias te permitem vislumbrar, se vc ainda não enxergou aquilo com seus próprios olhos, se não carregou o peso da vida nas próprias costas e nem permitiu-se sentir seu gosto doce dentro da sua própria boca? Não dá pra rotular nada como certo ou errado, apenas como melhor pra mim ou melhor para os outros, e ainda esse rótulo, mutável, RELATIVO, como tudo o é, só pode ser formulado depois que você já se entregou à tentativa daquilo que você rotula.
Antes, não passa de especulação, de pré-ocupação, ou seja, de esperar que façam por nós aquilo que é nosso dever.

Ah, obrigada.

Obrigada vida, pela chance de poder desistir, me acomodar, e pela minha lucidez em continuar sempre tentando.
Sempre tentando ser algo mais do que eu ainda sou. MUITO OBRIGADA MESMO
Porque acho que é isso que o Nando Reis e tantos outros querem dizer quando cantam que 'é bom olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer'.. E eu entendi ontem que isso não quer dizer estar sempre certo. Exatamente pelo contrário,
Porque pra mim, saber fazer a própria vida significa ir além do que já foi feito. Não se contentar com as percepções alheias, mas aprender a respeitar que talvez pra quem as tirou, elas sejam sim o melhor caminho.
Significa entender a sua responsabilidade no mundo, que é APENAS cuidar da sua própria evolução. Com certeza, evoluir requer sacrifício, requer disposição, requer resignação, e requer liberdade dos próprios vícios, orgulhos e barreiras que construímos ou que aceitamos que o mundo construa para nós. Entretanto, podemos sim ter a vontade de ir além e de ajudar o outro pelo simples prazer.
Mas essa grande e nobre percepção não pode vir acompanhada do orgulho que te faz pensar que se é perfeito. NÃO É. Nem você (por você eu me refiro a mim mesma), nem ninguém. AINDA. Porém eu sei que não custa nada tentar ajudar, oferecer ajuda, pra qualquer pessoa. Mas eu não tinha compreendido sozinha qual o limite dessa oferenda ao próximo.
O limite é quando você passa a esperar algo em troca. Você tem que tentar fazer a mudança dentro de alguém sem esperar que ela mude. Compreendendo que a cada um compete um tempo certo para começar a enxergar e parar de contentar-se com a simples visão do mundo à sua volta. E ontem alguém muito especial que eu nunca tinha visto antes me ensinou essa maravilhosa lição, a realidade de que NINGUÉM TEM QUE SER IGUAL A VOCÊ.
Não é só porque eu quero mudar o mundo que os outros precisam querer junto comigo. Eu tenho que fazer a minha parte somente porque eu quero fazer. Se alguém quiser me acompanhar, que maravilha, levarei amigos. Mas se não quiserem, que pena, caminharei sozinha espalhando de graça o amor que eu encontrar por aí, plantando essa sementinha em todos; mas entendendo e permitindo que só vai cultivá-la quem achar que a flor é bonita. E só porque é bonita pra mim, não precisa ser bonita universalmente.
Isso é muito importante, e talvez se eu não ouvisse essas palavras ontem, porque eu fui atrás delas mesmo com um milhão de coisinhas pequenas me dando a chance de desistir de ir atrás dessa palavra de consolo, talvez se eu tivesse escolhido desistir hoje eu não conseguiria vencer sozinha a infelicidade que vinha tomando conta de mim há mais ou menos cinco dias. ME LIBERTEI DE MAIS UMA CRENÇA INÚTIL! que maravilha:) Eu me libertei sozinha, porque eu quis ajuda, então eu consegui ajuda. E é assim que as coisas funcionam na vida; basta começar a testar. QUEM QUISER.

segunda-feira, março 2

QUEM FOI QUE DETERMINOU

Que as pessoas têm que ser normais,
têm que querer negar o qe realmente são,
porque são incapazes de vencer as injustiças que Deus lhes põe no caminho.

QUEM DISSE?
E QUEM FALOU QUE TEM QUE ACREDITAR?

Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira, Mentira !

Eu me recuso a continuar mentindo. Nem pra mim nem pra ninguém.

domingo, março 1

Não, não dê mais tantas voltas, não.
Se chicoteia assim por qualquer perdão.
Todo esse teatro não impressiona
Por maior que seja sua recompensa
Não se importe tanto assim
Com sua imagem decadente enfim.
Nada adianta depois se lamentar
Por maior que seja sua recompensa.

Volta, ou vai embora, meu amor.
Sem ameaças ensaiadas na frente do espelho.
O caminho mais fácil nem sempre é melhor que o da dor.

Dê uma chance pra vida te mostrar
Um jeito menos doloroso de se despedir.
Não seja assim tão duro amor com as palavras.
Lave bem as suas mãos antes de se decidir.
Tira essa lama das botas
Antes de me dar as costas.

Não dê mais tantas voltas, não.
Se chicoteia assim por qualquer perdão.
Todo esse teatro não impressiona
Por maior que seja sua recompensa
Não se importe tanto assim
Com sua imagem decadente enfim.
Nada adianta depois se lamentar
Por menor que seja sua displicência.

Volta, ou vai embora, meu amor.
Sem ameaças ensaiadas na frente do espelho.
O caminho mais fácil nem sempre é melhor que o da dor.

Dê uma chance pra vida te mostrar
Um jeito menos doloroso de se despedir.
Não seja assim tão duro amor com as palavras.
Lave bem as suas mãos antes de se decidir.
Tira essa lama das botas
Antes de me dar as costas.


Revista Veja,

Pelé conta que se aposentou pelo INSS e diz que é bom ser exemplo.

mas é mesmo,
e so quem se esforça pra ser sabe desse prazer, porque nada vem de graça
mas tudo que custa caro pra conseguir (não to falando de dinheiro), certamente te paaga em dobro.

Sorte de hoje:

Amigo é aquele que conhece e ama você como você é.

se ele vê que você não consegue ser feliz sendo como você é,
e não tenta fazer nada pra mudar isso,
GRANDE MERDA DE AMIGO ESSE!

Sorrir e chorar,

são momentos.
Todo mundo vai sorrir, todo mundo vai chorar,
mas nem todo mundo vai entender o verdadeiro significado de rir nem aprender a maravilha que significa poder chorar.
Alguém que chora não precisa ser infeliz, e alguém que sorri não é feliz só por causa disso.
Sabe, sorriso e choro, alegria e tristeza, são momentos, mas o que importa é a felicidade, que quando é real não vai ser abalada por nenhum desses pequenos sentimentos, muito menos pela forma como eles transbordam e entram em contato com o mundo.
Poruqe sorrir e chorar, é se permitir sentir, é não ter medo de viver. É a coisa mais linda que existe. Chorar não quer dizer sofrer, muitas vezes quer dizer aprender, muitas vezes quer dizer perguntar, muitas vezes quer dizer não acreditar que se é capaz. Então não dá pra parar no choro. Ou no sorriso. É necessário, é fundamental, que tenha um motivo de existir e uma reflexão que seja consequencia dessa demonstração de sentimento. Não dá pra ser sincero se não for assim.

NINGUÉM PRECISA

mentir,
fingir,
negar o que se é.
se acomodar,
concordar por comodidade,
ter vergonha.
(de nada mesmo? DE NADA MESMO)
ser obrigado,
obrigar.
ser odiado,
odiar.
ser injustiçado,
cometer injustiça.

acho que isso resume muito os motivos da tristeza das pessoas. E o pior é ver que raramente alguém consegue enxergar que tudo que acontece na sua própria vida é exclusivamente sua culpa e sua responsabilidade. Enquanto o homem se recusar a assumir essa responsabilidade, e enquanto não entender que é só ele que pode e deve criar o rumo de sua vida; até esse dia eu acho muito difícil encontrar a felicidade. AINDA BEM QUE EU JÁ ENCONTREI, mas não é suficiente. Eu quero viver pra ver o dia em que esse enquanto não, via virar um ainda bem que já.. E EU VOU VER ESSE DIA CHEGAR, eu não tenho dúvidas! Curiosíssimo, mas acho que é o que você ganha junto com a gratidão de sempre fazer o que você acha certo, independente das consequências pessoais. É lindo e é muito gratificante pensar e fazer pelo outro, traz paz. É fato.